quinta-feira, 18 de abril de 2024

Parágrafo sobre Filosofia da Caixa Preta - Flusser

 A obra de Flusser "Filosofia da Caixa Preta" aborda sobre a dinâmica da relação da máquina fotográfica e o ser humano, dissertando sobre como o indivíduo que manuseia aquele aparelho tem uma relação de dependência com este. O autor discorre o livro com exemplos girando em torno da pauta e, ainda, indagando como a máquina fotográfica é limitante já que capta apenas um momento de um ângulo em específico de um ambiente de variadas possibilidades de acontecimentos. 

Nesta ideia, Flusser defende que o ser humano domine a máquina e não que o indivíduo fique inerte a sua automatização do processo fotográfico. Para ele, o verdadeiro fotógrafo não se contenta com apenas clicar o botão para a foto, ele busca se expressar artisticamente, encontrando o ângulo e o momento exato para que revele o contexto daquela cena.

Dado isso, deixo a questão:

Pela máquina capturar um momento único, não seria isto o que valorizaria a execução da fotografia?

quarta-feira, 10 de abril de 2024

GIF Animado - Trios

▸ Trio formado por Andy Sobrinho, Luisa Antunes e Vitória Rocha◂



Críticas feitas em sala de aula

↬ Cores das imagens não conversam entre si.
↬ Falta de circularidade da primeira imagem.
↬ Círculo branco pixelado.

Novo modelo:




segunda-feira, 8 de abril de 2024

Imagem ASC Margaret Mead Prize

▸ Trio formado por Andy Sobrinho, Luisa Antunes e Vitória Rocha ◂


Crítica sobre IA

 A discussão sobre a inteligência artificial (IA) e suas problemáticas é um assunto que já é tratado há anos, entretanto, com o surgimento de inúmeras IAs novas, como o próprio ChatGPT, tal discussão se intesificou nos últimos tempos, principalmente no ano passado (2023). Apesar da praticidade ofertada por tais programas, é imprescindível entender todas as camadas e problemas que o uso e o incentivo da IA na substituição do trabalho criativo proporciona para a comunidade artística atual. De acordo com a ABRA, Academia Brasileira de Arte, a maior polêmica em torno dessa pauta é o processo de criação. Toda IA precisa ser treinada por um conjunto de figuras, imagens e ilustrações (para o caso de IAs geradoras de imagem) que muitas vezes são utilizadas sem a autorização dos artistas, o que resultou no aparecimento das assinaturas de muitos deles nas imagens geradas. Querendo ou não a IA rouba a arte de outros artistas, já que a maioria das suas obras estão na internet.

Ademais, a IA rouba oportunidades de trabalho da comunidade artística. É senso comum que a arte é bastante desvalorizada na nossa sociedade e, vendo a praticidade e possibilidade de lucro que a inteligência artificial traz, grandes empresas passam a utilizá-la no lugar de contratar artistas digitais e designers para realizar tal trabalho. Tal fenômeno foi visto inúmeras vezes no decorrer do ano passado, abaixo apresento alguns exemplos:

Netflix faz anime com IA

Anime Dog and Boy, 2023.

A Netflix lançou o anime Dog and Boy em fevereiro de 2023, em que todo o cenário de fundo é feito por IA. O posicionamento da empresa foi que faltava mão de obra.

 

Imagem gerada por IA ganha concurso de artes

Imagem vencedora da feira de arte do Colorado, 2022.

Em 2022, uma imagem feita 100% por IA venceu um concurso de arte nos EUA na categoria "artistas digitais emergentes". Jason M. Allen, vencedor da categoria, informou que utilizou o Midjourney e apenas colocou algumas frases para "criar" a arte. Ele declarou:

"A arte está morta, cara."
"Acabou. A inteligência artifical ganhou. Os humanos perderam"

Jason confirmou que treinou a IA por mais de duas semanas.

Órgãos do governo e empresas brasileiras utilizando IA




Além disso, a IA também afeta outras áreas como a dublagem. Houve um crescimento das IAs que utilizam vozes de dubladores brasileiros sem a devida autorização. Por isso, desde o fim do ano passado para o início deste ano, os profissionais de dublagem se uniram no movimento conhecido como "Dublagem Viva" em que reinvidicam que a IA deve ser regulamentada e ser apenas utilizada para auxiliar e aprimorar produções. A pauta foi bastante difundida nas redes sociais e teve uma reportagem no g1.


Além de profissões ligadas a área artística, a população comum também é ameaçada, principalmente as mulheres. Foi crescente o número de imagens sugestivas feitas por IA que foram compartilhadas na internet de mulheres tanto famosas quanto anônimas. No fim de 2023, uma garota estadunidense de 14 anos foi vítima da IA junto com outras colegas de classe, tendo imagens nuas geradas pelo programa e divulgadas - os chamados deepfake. A notícia foi divulgada pelo g1.

Com isso, a continuação do uso de inteligência artificial apenas formenta essa atividade que não é bem regulamentada e traz mais prejuízos do que benefícios. É crucial que, antes de cogitar utilizar qualquer tipo de IA, é preciso ter consciência das problemáticas desse recurso.

▸ Referências ◂

A MENINA VÍTIMA DE NUDES FALSOS QUE COBRA MAIS PROTEÇÃO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NOS EUA. g1, 5 de dezembro de 2023.  Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/12/05/meninas-adolescentes-estao-sendo-vitimas-de-nudes-criados-por-ia-e-familia-pressiona-por-mais-protecoes-nos-eua.ghtml 

ARTISTAS PROCESSAM EMPRESAS QUE GERAM ARTE COM IA POR VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS. g1, 18 de janeiro de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/01/18/artistas-processam-empresas-que-geram-arte-com-ia-por-violacao-de-direitos-autorais.ghtml

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: QUAL IMPACTO PODE CAUSAR NAS ARTES. ABRA. Disponível em: https://abra.com.br/artigos/inteligencia-artificial-qual-impacto-pode-causar-nas-artes/

POR QUE DUBLADORES BRASILEIROS PROTESTAM POR REGULAMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL?. g1, 22 de janeiro de 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2024/01/22/por-que-dubladores-brasileiros-protestam-por-regulamentacao-da-inteligencia-artificial.ghtml





Imagem usando IA (Krea)

▸ Dupla: Andy Sobrinho e Maria Luísa Alves ◂


Prompt utilizado: "Escher stairs".




P2P Photopea II - Imagem Síntese Coletiva

 Grupo: Andy Sobrinho, Luisa Antunes, Manuella Natalini de Olivieira, Maria Luísa Alves, Sofia Starcanelli, Vitória Rocha e Vittório.


Apresentação

Olá!